Apurado pelo site Fato ou Fake
Notícia falsa é atribuída ao município de Santa Maria. Uma busca pela origem das diversas imagens mostra que elas circulam na internet sob diversas versões ao menos desde 2015, portanto, anos antes da crise climática que o Rio Grande do Sul enfrenta.
Circula nas redes sociais uma série de vídeos em que aparecem centenas de peixes em calçadas e estradas alagadas. Segundo a publicação, uma “chuva de peixes” teria acontecido na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em meio às enchentes que atingem o estado. A informação, no entanto, é #FAKE.
selo fake — Foto: g1
A publicação usa diversos trechos de vídeos e fotos seguidas de um áudio, que diz: “diversos peixes caindo do céu no meio dessa chuva” e “uma chuva de peixes inexplicável ocorreu em Santa Maria deixando a cidade em choque”.
Uma busca pela origem das diversas imagens mostra que elas circulam na internet sob diversas versões ao menos desde 2015, portanto, anos antes da crise climática que o Rio Grande do Sul enfrenta.
Durante todo o vídeo é possível ver uma foto de uma longa avenida lotada de peixes. A imagem original, na verdade, foi publicada pela revista Time em 20 de março de 2015, sobre um acidente que ocorreu três dias antes na província chinesa de Guizhou. Na ocasião, a porta traseira de um caminhão se abriu e despejou 6,8 mil quilos de peixes vivos pela estrada. A mesma foto circulou em 2021 como se tratasse de uma “chuva de peixes” em Honduras e foi checada por uma agência de checagens norte-americana…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake