Falso: É #FAKE que câncer de mama não existe

Apurado pelo site Fato ou Fake

Alegação de médica é desmentida por especialistas. Conselho Regional de Medicina do Pará investiga o caso.
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma médica diz que câncer de mama não existe. É #FAKE.

— Foto: g1

O vídeo mostra as legendas: “Esqueça o outubro rosa. Câncer de mama não existe”. A protagonista diz: “Câncer de mama não existe. Sou a doutora Lana Almeida, médica integrativa e especialista em mastologia e ultrassonografia das mamas. Por isso, venho falar para vocês que câncer de mama não existe. Então, esqueçam outubro rosa. Esqueçam mamografia. Mamografia vai causar inflamação nas mamas. Por que eu falo que câncer de mama não existe? Porque simplesmente existe uma inflamação crônica nas mamas, que pode ser inflamação da tireoide, do rim, do fígado, de qualquer lugar. É cálcio nas mamas. Por que o cálcio vai para as mamas? Porque ele sai dos ossos pela desmineralização óssea, pela baixa de testosterona, baixa de hormônio. Testosterona, estradiol e progesterona. Então, vamos fazer a modulação hormonal. Vamos repor esses hormônios com a modulação nano”, diz, antes de citar um tratamento sem comprovação científica.

O Fato ou Fake mostrou a publicação para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que afirma que o conteúdo da postagem é totalmente falso. Também questionada sobre a publicação falsa, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) emitiu nota em que reprova a disseminação de informações falsas.

O Conselho Regional de Medicina do Pará afirma que vai apurar a post. Os procedimentos tramitam sob sigilo. Uma pesquisa no site do conselho informa que a médica não tem especialidade registrada…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake