Imagens falsas com as inscrições PicanhaCard e Picanha para Todos circulam em redes sociais. Caixa afirma que não possui contrato para emissão de cartões com esse tipo de benefício.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circulam nas redes sociais vídeos e fotos que mostram cartões com logotipo da Caixa Econômica Federal com a inscrição PicanhaCard e a alegação de que os beneficiários terão direito a até 20 quilos de carne com o corte mencionado. É FAKE.
Em um vídeo pretensamente humorístico, mas que não deixa essa intenção explícita, um homem encena o momento em que chega em casa de carro e encontra na caixa dos Correios uma correspondência da Caixa com o cartão PicanhaCard. “Fiz o cadastro no site ontem e vamos ver se já chegou”, diz. Ele pega um envelope que tem uma imitação da assinatura de Lula sobre um carimbo em que está escrito “ex-presidiário”. Logo abaixo, há um logotipo do governo federal. A carta diz: “Minha Picanha Minha Vida. Você acaba de receber o PicanhaCard para receber seu benefício. Por não ter votado no Lula, seu benefício é de apenas 5 kg mensais”. O homem diz que quem votou no Lula recebe 20 kg. O cartão repete os números 171 (estelionato) e 13 (PT). Na cena seguinte, ele mostra o cartão em um terminal de compras de supermercado e diz que comprou uma peça da carne.
..