Falso: É #FAKE que boxeadora Imane Khelif mudou de sexo para competir nas Olimpíadas de Paris

Apurado pelo site Fato ou Fake

Atleta argelina é uma pessoa com variação intersexual e nunca se declarou publicamente uma mulher transgênero. Desde 2018, ela participa de competições nacionais e internacionais na categoria feminina.
Viralizou nas redes sociais que a boxeadora argelina Imane Khelif teria mudado de sexo para competir na categoria feminina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. É #FAKE.

selo fake — Foto: g1

Desde quinta-feira (1°) a atleta de 25 anos é alvo de desinformação, após vencer a italiana Angela Carini — que desistiu do combate após 46 segundos de luta. Carini garantiu que o abandono foi motivado por dores intensas no nariz, e não por boicote a rival.

✅ Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp

O senador Sergio Moro (União Brasil) foi um dos que espalharam informações falsas no X. “Ninguém deve ser discriminado por sua opção sexual, mas precisa ter competição justa para as mulheres. Colocar alguém que mudou de sexo para competir no boxe olímpico com uma mulher não é fair game”, disse na publicação, que já soma um milhão de visualizações até esta sexta-feira (2). Horas depois, ele se corrigiu…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake