Falso: É #FAKE que ao mencionar ‘poupança regional’ Lula defenda confiscar poupança

Apurado pelo site Fato ou Fake

Termo se refere à reserva financeira em bancos de desenvolvimento. Advogada especialista em direito bancário esclarece que Constituição não permite confiscar poupança.
Circula pelas redes sociais um vídeo que distorce uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sugere que ao mencionar a expressão “poupança regional” ele defendeu o confisco da poupança dos brasileiros para financiar o desenvolvimento regional. É #FAKE.

— Foto: g1

O vídeo mostra a imagem de Lula durante um discurso em um encontro de cúpula com os presidentes de países da América do Sul. O vídeo é acompanhado das legendas: “Confisco democrático” e “Lula sugere colocar poupanças regionais a serviço do desenvolvimento.”

No vídeo, Lula diz a frase “colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES”.

O termo “poupança regional”, no entanto, não se refere à poupança dos brasileiros e sim à reserva financeira comum entre os países do continente sul-americano, reunindo os bancos de desenvolvimento, explica, em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake