Apurado pelo site Fato ou Fake
Notícia falsa nasceu em um fórum anônimo conhecido por espalhar teorias da conspiração. Serviço Secreto dos EUA também confirmou ao Fato ou Fake que a alegação é falsa.
Circula nas redes sociais que um agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos teria sido impedido pelo chefe da segurança de atirar contra Thomas Matthew Crooks, responsável pelo atentado contra o ex-presidente Donald Trump durante comício na Pensilvânia no sábado (13). É #FAKE.
selo fake — Foto: g1
A publicação falsa tem o seguinte texto: “GRAVE: Agente do Serviço Secreto diz que o Chefe de Segurança se recusou a autorizar disparo em atirador de Trump. O oficial Jonathan Willis relatou que manteve o assassino na mira por 3 minutos, mas o chefe do Serviço Secreto se recusou a dar luz verde para neutralizá-lo. E todo o mundo viu esta Cena… perplexos!”.
Até a tarde desta quarta-feira (17), uma publicação no X já somava 55,3 mil visualizações e 4,7 mil curtidas. A desinformação também foi compartilhada pelo jornal indiano “Hindustan Times” com o título: “Agente anônimo do Serviço Secreto afirmou que ‘altos escalões me impediram de matar o assassino’ de Trump”.
✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp..
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake