Banco Central e empresas de cartão de crédito alertam que esse tipo de mensagem é golpe e consumidor não deve acessar links, fornecer dados ou fazer pagamentos.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circula nas redes sociais uma mensagem que afirma que titulares de cartão de crédito entre 2019 e 2022 têm direito a um resgate de parte dos recursos a serem distribuídos pelos bancos. É #FAKE.
— Foto: g1
A mensagem falsa diz: “Decreto assinado! Não perca a chance de resgatar parte do saldo bilionário que será distribuído pelo seu banco. Se você é titular de um cartão das bandeiras Mastercard, Visa, Hipercard, Elo ou American Express e o usou entre os anos de 2019 a 2022, você tem direito ao resgate. Aproveite agora essa oportunidade incrível, solicite o seu valor antes que termine o prazo!”
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) esclarece que não existe devolução de valores por tempo de uso do cartão, o que alguns conteúdos em redes sociais têm denominado como “recall de cartão de crédito”. “A divulgação dessas informações é um golpe, com o intuito de capturar informações da vítima, conforme já esclareceu o Banco Central do Brasil”, diz a Abecs.
O Banco Central esclarece em um vídeo no Youtube que mensagens com esse teor são golpe e os alegados valores não existem. Também alerta que se o consumidor acessar link na mensagem que solicita dados, inclusive bancários, pode estar fornecendo dados valiosos a golpistas . Além disso, aponta que se o consumidor fizer um pagamento para ter acesso aos valores, vai perder o dinheiro…