Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o governo Lula criou um projeto que estabelece prazo para que donos de casas deem uso aos imóveis sob pena de serem forçados a alugá-los para o Estado, como tem sido difundido nas redes. A medida, na verdade, faz parte de um pacote habitacional apresentado pelo governo de Portugal e que está em debate, sem ter sido implementado ainda. A administração brasileira não possui projeto de teor similar à proposta portuguesa.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.700 compartilhamentos no Facebook, 1.800 curtidas no Instagram e 6.500 visualizações no Tik Tok nesta quinta-feira (9), além de circular também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Posts nas redes atribuem ao governo Lula, de maneira falsa, uma medida que estabelece prazo para que donos de casas deem uso aos imóveis sob pena de serem obrigados a alugá-los ao Estado. Na verdade, trata-se de uma medida do governo de Portugal, que está incluída em um pacote habitacional em consulta pública até 13 de março.
O Ministério das Cidades afirmou ao Aos Fatos que não há nenhum projeto de habitação social igual ou semelhante ao que tem sido compartilhado nas redes sociais ou ao programa de Portugal…