Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo da CNN Brasil veiculado em março, que noticia uma piora ocorrida à época nas projeções dos índices de inflação e do PIB (Produto Interno Bruto), tem circulado como se fosse atual. Os números mais recentes do relatório Focus, documento do Banco Central que reúne as previsões de 171 instituições financeiras, são mais otimistas do que os divulgados naquele momento.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 50 mil views no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (28).
Uma notícia veiculada pela CNN Brasil em 20 de março de 2023, que retrata a piora das projeções econômicas para os anos de 2024, 2025 e 2026, tem sido difundida como atual por posts nas redes. Os dados mencionados foram extraídos do relatório Focus, documento do Banco Central que reúne as previsões de 171 instituições financeiras, e que na época eram mais pessimistas do que as últimas projeções publicadas em 22 de dezembro.
A reportagem fornece dados do relatório divulgado pelo Banco Central em 17 de março. Nele, a projeção do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o índice oficial de inflação do Brasil, era de 4,11% para 2024, 3,9% para 2025 e 4% para 2026. Para este ano, a previsão era de 5,95%, sendo que a meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos