Postagem tira de contexto vídeo da TV Record; ainda não há dados relacionados ao primeiro trimestre de 2023
Apurado pelo site Estadão Verifica
Uma postagem que viralizou no Instagram tira de contexto uma reportagem da TV Record a respeito do aumento do desemprego em 12 Estados brasileiros. O vídeo em questão fala sobre o resultado do primeiro trimestre de 2020; ainda não há dados concretos para o mesmo período de 2023. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro deste ano, último mês com informações disponíveis, houve aumento do número de empregados, com a criação de 83.297 novos postos de trabalho.
O post no Instagram apresenta um trecho do Jornal da Record no qual a apresentadora informa que o desemprego aumentou em 12 Estados do País durante o primeiro trimestre. Sobre as imagens há duas legendas: “Desemprego em massa 2023″ e “Urgente”. Há, também, duas inscrições, uma afirmando que a fonte da informação é o Jornal da Record e outra com a data 16/01/2023, supostamente da veiculação. Na publicação, o autor comenta “Desgoverno PTRALHA maldito”, referindo-se à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O vídeo utilizado, contudo, não é recente. Trata-se de um trecho da edição de 15 de maio de 2020 do Jornal da Record, em que a apresentadora Giovanna Risardo noticia o cenário do desemprego naquele momento, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)…