FALSO: É de 2019 vídeo de destruição de produção agrícola na Bahia

Apurado pelo site Lupa

Vídeo que circula nas redes sociais mostra a destruição de uma plantação no assentamento Abril Vermelho, ligado ao MST, em Juazeiro (BA). Posts informam que o fato ocorreu recentemente, na gestão do presidente Lula. É falso. O registro é antigo, de 2019, e foi realizado após uma ação de reintegração de posse executada pela Polícia Federal
Vídeo que circula nas redes sociais mostra a destruição de uma plantação no assentamento Abril Vermelho, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Juazeiro (BA). Segundo informações do vídeo, a derrubada se deu a mando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Há outros posts ainda que compartilham o registro afirmando que o MST, apoiado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi o responsável pela destruição da produção agrícola. É falso.

O registro é antigo e foi feito após uma ação de reintegração de posse realizada pela Polícia Federal. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Olá Brasil, eu estou aqui no assentamento Abril Vermelho, zona rural de Juazeiro da Bahia. Projeto Salitre, para mostrar para vocês o que a Codevasf junto com esse governo desse país está fazendo com os agricultores. Aqui estão 1.727 hectares só no […] Assentamento Abril Vermelho, onde todas as fruteiras estão sendo derrubadas. […] As máquinas estão na frente ali, derrubando tudo, plantação de banana e goiaba e mamão. Para atacar tudo […]..

Veja a apuração completa no site Lupa