Apurado pelo site Aos Fatos
Não é recente uma gravação que mostra María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, enfrentando a Guarda Nacional Bolivariana, como alegam publicações nas redes. O vídeo é real, mas foi registrado em 2017 e não tem relação com o atual pleito eleitoral no país.
Publicações nas redes acumulavam 16,6 mil curtidas no Instagram e 1.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (1).
Circula fora de contexto um vídeo que mostra a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, enfrentando militares da Guarda Nacional Bolivariana durante uma manifestação. As publicações enganosas fazem crer que o confronto ocorreu após o Conselho Nacional Eleitoral declarar o ditador Nicolás Maduro vitorioso na eleição do último domingo (28). O vídeo, porém, não é recente.
De fato, o registro é verdadeiro e foi publicado no perfil oficial de Machado no X. No entanto, a gravação aconteceu durante uma manifestação no dia 13 de maio de 2017 (veja abaixo). Aos Fatos também encontrou o conteúdo publicado no Facebook.
Portanto, a gravação não tem relação com a atual disputa eleitoral na Venezuela…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos