Circula nas redes um vídeo de torcedores do Vasco gritando “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. A cena teria sido registrada durante um jogo na segunda-feira (27) com a presença de Lula e do prefeito Eduardo Paes. É falso. O vídeo foi gravado em 2022, durante partida sem a presença de Lula ou Paes.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo gravado no estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), em que torcedores gritam “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. De acordo com a postagem, a cena teria sido registrada durante um jogo do Vasco na segunda-feira (27) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do prefeito da capital fluminense Eduardo Paes (PSD). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Eduardo Paes levou o Lula ontem ao jogo do Vasco”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi registrado em 27 de outubro de 2022, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, durante uma partida entre Vasco e Sampaio Corrêa pela série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, torcedores do Vasco, apoiadores de Lula e do então presidente Jair Bolsonaro (PL), entraram em conflito por política. Ao contrário do que sugerem as postagens, Lula não estava presente na partida, nem foi levado por Paes para assisti-la.
Na data, o petista estava em São Paulo fazendo campanha para a Presidência. Ainda em outubro de 2022, ao site O Antagonista, as assessorias de Lula e Paes negaram a presença dos políticos na partida…