Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes um vídeo que mostra uma manifestação de pessoas vestidas com camisas verde e amarelo, em frente ao prédio do Superior Tribunal Militar. A legenda diz que o protesto – que fazia críticas ao STF e pedia a “prisão” do ministro Alexandre de Moraes – é recente e ocorreu em 19 de junho deste ano. É falso. O registro é de dezembro de 2022
Circula nas redes um vídeo que mostra uma manifestação de pessoas vestidas com camisas verde e amarelo, em frente ao prédio do Superior Tribunal Militar (STM). Segundo a legenda do post, o protesto – que fazia críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedia a “prisão” do ministro Alexandre de Moraes – é recente e ocorreu em 19 de junho deste ano. É falso. O registro é de dezembro de 2022.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
É antigo vídeo de manifestação em frente ao Superior Tribunal Militar
O vídeo não foi gravado neste ano, como diz a legenda da publicação. A Lupa identificou o mesmo registro no YouTube em 10 de dezembro de 2022. O conteúdo que circula atualmente retirou de contexto o vídeo original, criando a narrativa de que a manifestação é recente, o que é falso…
Veja a apuração completa no site Lupa