FALSO: É antigo o vídeo de um incêndio em um carro alegórico com representação do diabo

Gravação, de 2007, circula sem contexto e insinua que incidente aconteceu porque escola de samba homenageou o demônio; na verdade, tema da Unidos da Tijuca foi a fotografia

Apurado pelo site Estadão Verifica

É de 2007 um vídeo que mostra o momento em que o carro abre-alas da escola de samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, pega fogo na Marquês de Sapucaí. O incidente ocorreu no dia 24 de fevereiro daquele ano, durante o Desfile das Campeãs do grupo especial. Sem contexto, posts viralizaram no Facebook e no Kwai logo após o carnaval deste ano com insinuações de que o incêndio aconteceu porque a escola “mexeu com Deus” e homenageou o diabo. Na verdade, o tema da Unidos da Tijuca de 2007 foi a fotografia. A escola ficou em quarto lugar.

As imagens que aparecem no vídeo aqui investigado são da TV Band, que transmitiu o Desfile das Campeãs ao vivo em 2007. Na legenda de um dos posts virais no Facebook, uma usuária disse que “a Globolixo não mostrou” o incêndio que atingiu o diabo durante o Carnaval. Isso não é verdade. Embora não tenham sido encontrados vídeos da TV Globo do Desfile das Campeãs de 2007, o incêndio foi noticiado pelo jornal O Globo na edição impressa do dia 25 de fevereiro de 2007.

Um trecho da reportagem assinada por Natanael Damasceno diz: “A Unidos da Tijuca, que ficou em quarto lugar, passou por momentos de tensão no início do desfile. Assim que a escola chegou ao setor 2, um princípio de incêndio no abre alas ‘Aprisionando a Alma’ assustou os destaques e componentes que estavam no carro. As chamas destruíram o antebraço da alegoria – representando o diabo que inventou a fotografia. Segundo os bombeiros, as faíscas que saíam da alegoria provavelmente deram início ao fogo. Apesar da demora para conter as chamas, ninguém ficou ferido”…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica