FALSO: É antiga reportagem sobre confronto entre civis e militares na fronteira com a Venezuela

Apurado pelo site Lupa

Um vídeo de um confronto entre civis e militares venezuelanos na fronteira do Brasil circula com a informação que o episódio ocorreu durante o atual governo do presidente Lula. É falso. A gravação da reportagem é antiga e foi exibida em fevereiro de 2019, primeiro ano de gestão do então presidente Jair Bolsonaro
Circula pelas redes sociais um vídeo de uma reportagem da GloboNews que trata sobre um confronto entre civis e militares venezuelanos na fronteira entre Brasil e Venezuela, em Pacaraima (RR). A legenda que acompanha o post diz que o episódio ocorreu recentemente durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. 

A reportagem é antiga, de fevereiro de 2019. O episódio ocorreu na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Algum órgão da mídia nacional mostrou isso???? Nenhum!! A ordem da NOM é tratar a Venezuela como disse Lula: um problema de narrativa. A milícia venezuelana avançou em território brasileiro para atacar os refugiados e impedir que buscassem alimentos da Cruz Vermelha. O Exército Brasileiro apenas assistiu. A soberania nacional foi violada e o governo, com sua mídia comprada, fingem demência. Só uma TV local, de Roraima, que fez a matéria. E lá morreu..

Veja a apuração completa no site Lupa