Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Várias publicações nas redes sociais afirmam que existem drones sofisticados “desenvolvidos pelos franceses” para espionar alguns países africanos. Isso não é verdade, o aparelho que você vê voando no vídeo é apenas um brinquedo.
Afirma que o não-pássaro é um drone sofisticado “desenvolvido principalmente pelos franceses” para espionar os países da África Ocidental após o golpe de 2023 no Níger – e fazer outras coisas prejudiciais.
O vídeo começa com um homem segurando um dispositivo mecânico que vibra e bate que se parece um pouco com um pássaro. Ele entra em um campo e lança o dispositivo para o céu, onde ele voa pelo resto do clipe.
A legenda afirma então que o drone pássaro detecta depósitos minerais em países africanos. Algumas versões dizem que também é usado pelo Boko Haram e outros grupos violentos ativos no nordeste da Nigéria.
Estas postagens afirmam que o drone é “enviado para sobrevoar, escanear e ver as aldeias onde a população é substancial, para que o Boko Haram, bandidos ou sequestradores ataquem, matem e mutilem”…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦