Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O presidente eleito Donald Trump não ordenou que o Departamento de Polícia de Dallas e o “Gabinete do Procurador-Geral de Dallas” — algo que não existe — se preparassem para prender um suspeito do assassinato do ex-presidente John F. Kennedy em 1963 na cidade.
Mas uma declaração forjada de Trump em 26 de novembro pareceu mostrá-lo dizendo isso.
“Em nome do atual presidente Donald J. Trump e Robert F. Kennedy, estamos ordenando que o Departamento de Polícia de Dallas e o Gabinete do Procurador-Geral de Dallas iniciem os preparativos para a prisão e o processo de Ruth Paine (9-3-1932) por conspiração para cometer o assassinato do presidente John F. Kennedy em 22 de novembro de 1963”, dizia o comunicado.
Uma publicação do Threads de 27 de novembro compartilhando isso foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Instagram e Threads.)
Paine dividia uma casa em Irving, Texas, com a esposa de Lee Harvey Oswald, que foi preso no assassinato de Kennedy. Oswald foi assassinado mais tarde pelo dono da boate Jack Ruby…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸