Falso: Donald Trump concedeu passaporte diplomático para Bolsonaro?

Apurado pelo site E-Farças

Presidente eleito dos Estados Unidos teria concedido passaporte diplomático e cidadania americana para o ex-presidente Jair Bolsonaro ir à sua posse! Será verdade?

O assunto ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais na segunda semana de dezembro de 2024, sendo também espalhado em grupos do WhatsApp e do Telegram. De acordo com o que foi disseminado, o presidente eleito dos Estados Unidos teria enviado um passaporte diplomático para que o ex-presidente Jair Bolsonaro possa ir à sua posse, no dia 20 de janeiro de 2025. Além do presente, Trump também teria concedido a cidadania americana ao brasileiro. 

Nas imagens compartilhadas, podemos ver Trump ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho de Jair, dando a notícia ao seu pai – que teve o passaporte retido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024 -, mas será que isso é verdade mesmo?

Buscas em inglês sobre o assunto nas diversas ferramentas de buscas, como o Google e Bing, não retornaram nenhum resultado. Na página oficial do presidente eleito dos Estados Unidos também não há nenhuma menção ao suposto passaporte. Nada também nos perfis do político no Truth e no Twitter.

O presidente eleito dos EUA ainda não pode conceder cidadania americana e tampouco passaporte a estrangeiros, pois ainda tomará posse no dia 20 de janeiro de 2025 e, ainda que pudesse fazê-lo, Donald Trump, assim como nenhum outro presidente, não pode conceder passaporte diplomático para brasileiros. Aqui no Brasil, essa é uma atribuição do Ministério das Relações Exteriores, conforme estipulado pelo Decreto 5.978, de dezembro de 2006. 

Além desse tipo de passaporte, existem outros 4: comum, oficial, de estrangeiro e o de emergência. Bolsonaro está proibido de sair do país desde fevereiro de 2024, quando seu passaporte foi retido pela PF sob a Operação Tempus Veritatis, que investiga o envolvimento dele e de outros em uma trama golpista após a eleição de 2022. O ex-presidente não tem direito a tirar passaportes de estrangeiro por não ter cidadania em outros países e caso resolva sair do país, terá que passar pela Migração da PF, que tem o dever de cumprir determinações do STF, como a que proíbe a saída do ex-presidente do Brasil.

A imagem que acompanha o boato, mostrando Eduardo Bolsonaro falando ao telefone ao lado de Trump, foi tirada em novembro de 2024, quando o empresário recém-eleito convida Bolsonaro para sua posse. Na ocasião, Jair Bolsonaro agradeceu o convite e disse que irá à cerimônia, sem falar sobre sua impossibilidade de deixar o Brasil.   

Não é verdade que Trump concedeu passaporte e cidadania para Jair Bolsonaro ir para sua posse nos Estados Unidos!

..

Veja a apuração completa no site E-Farças