FALSO: Diz que um relatório mostra que ‘ventiladores mataram quase todos os pacientes com COVID’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

No início da pandemia de COVID-19, os ventiladores eram amplamente utilizados para pacientes com o vírus que não conseguiam respirar sozinhos. Mas as postagens nas mídias sociais estão espalhando a falsa alegação de que os ventiladores foram a principal causa de morte para “quase todos” esses pacientes.

Usuários de mídia social compartilharam uma captura de tela de uma manchete: “Relatório oficial: ventiladores mataram quase todos os pacientes com COVID”, com o subtítulo: “Quase todos os pacientes com COVID-19 que morreram no hospital durante a fase inicial da pandemia foram mortos como resultado direto de ser colocado em um ventilador, concluiu um novo relatório perturbador.” 

A manchete também ganhou força no Twitter. Foi sinalizado como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram .) 

A manchete se originou no The People’s Voice, um site que já havia espalhado desinformação . Seu artigo de 13 de maio apontou para um estudo da Northwestern University como evidência de que os ventiladores matavam pacientes. Mas um dos autores do estudo, Dr. Benjamin Singer, disse ao PolitiFact que a afirmação é imprecisa…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸