Falso: Discurso de Lula é editado para parecer que presidente contou ter sido tratado no SUS

Apurado pelo site Estadão Verifica

Na realidade, petista contava caso de amigo que foi atendido no sistema público de saúde; Lula foi hospitalizado no Sírio Libanês em fevereiro
O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria mentido ao ter dito que recebeu tratamento médico no Sistema Único de Saúde (SUS), porque foi internado no Sírio Libanês, hospital privado de São Paulo. Além disso, o governo federal teria contratado um serviço de plano de saúde milionário para servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo que circula no TikTok suprime o contexto da declaração do presidente por meio de uma edição tendenciosa. No discurso que é criticado pela postagem, Lula não alega ter sido hospitalizado na rede pública, mas relata a experiência de um amigo. O conteúdo também distorceu a responsabilização do contrato firmado pelo TSE, que é exclusiva do poder Judiciário, não do Executivo.

Saiba mais: O conteúdo enganoso, que já foi compartilhado e curtido por mais de 3 mil pessoas na rede social, recorta a declaração de Lula durante a 17ª Conferência Nacional da Saúde, em 5 de julho de 2023, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Durante o discurso, que pode ser visto na íntegra neste link, ele contou para a plateia que um amigo, chamado Bajo, disse ter sido bem atendido em um hospital credenciado ao SUS…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica