Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um representante do governo do Japão pediu desculpas aos cidadãos que não se vacinaram contra a Covid-19 e confirmou que os imunizantes mataram milhões de pessoas no país. As peças de desinformação fazem referência a um discurso do deputado de oposição Kazuhiro Haraguchi, que não representa o governo japonês. Em sua fala, o parlamentar usou argumentos enganosos contra as vacinas e defendeu o uso de ivermectina — remédio sem eficácia comprovada contra a doença.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram, centenas de compartilhamentos no Facebook, além de milhares de visualizações no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (10).
Publicações nas redes enganam ao dar a entender que é representante do governo japonês o parlamentar Kazuhiro Haraguchi, que discursou recentemente contra as vacinas e a favor da ivermectina. Diferentemente do que alegam os posts, Haraguchi é um parlamentar do PCD (Partido Democrático Constitucional do Japão), sigla de oposição ao governo. Ele não ocupa cargo de liderança no partido, não faz parte do governo e não teve qualquer relação com as medidas de combate à pandemia Covid-19 no país.
Aos Fatos não localizou qualquer posicionamento em que o governo japonês pede desculpas pelo uso das vacinas. Desde 2021, início do programa de imunização no país, mais de 436 milhões de doses foram aplicadas, o que levou a uma cobertura vacinal de 79,5% da população. Pesquisas científicas estimam que a vacinação ajudou a reduzir em 97% o número de mortes causadas pela doença no Japão em 2021…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos