FALSO: Deputada trans foi convidada para governo de Lula?

Publicação sugere que Erika Hilton, mulher trans eleita deputada no Brasil, vai liderar ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Informação é falsa e este ministério vai, aliás, ser extinto.

Apurado pelo site Observador

Fact Check. Primeira mulher trans a ser eleita deputada no Brasil foi convidada para integrar futuro governo de Lula da Silva?

Publicação sugere que Erika Hilton, mulher trans eleita deputada no Brasil, vai liderar ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Informação é falsa e este ministério vai, aliás, ser extinto.

Lula da Silva vai tomar posse como Presidente do Brasil este domingo e tem anunciado, ao longo dos últimos dias, os nomes escolhidos para dirigir os 37 ministérios do seu governo. E, também nos últimos dias, começou a circular uma publicação nas redes sociais que indica que a pessoa escolhida para o ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos é Erika Hilton, a primeira deputada trans eleita no Brasil. A informação é, no entanto, falsa e tem, aliás, várias informações erradas.

“A primeira travesti eleita deputada Erika Hilton será ministra da mulher, família e direitos humanos do governo de 9 dedos. O convite foi feito na terça-feira, em reunião na sede do PT em São Paulo”, lê-se na publicação, que acrescenta ainda que Erika Hilton “tem como meta a criação de projetos como: 1º educação sexual para crianças de 6 anos em todas as escolas públicas do país. 2º cirurgias de colocação de silicone gratuitamente pelo SUS. 3º Tornar crime o impedimento de mulheres trans. 4º Utilizarem o banheiro feminino. 5º bolsa travesti, que garante uma renda mínima para todas as mulheres trans de periferia”.

Erika Hilton conseguiu um lugar na Câmara dos Deputados depois de ser eleita pelo Estado de São Paulo, onde obteve mais de 256 mil votos na primeira volta das eleições brasileiras, que aconteceram no início do mês de outubro deste ano. E esta é, aliás,  a primeira vez que a Câmara dos Deputados tem pessoas trans eleitas — além de Erika Hilton, também Duda Salabert foi eleita em Minas Gerais…

Veja a apuração completa no site Observador