Falso: Demonstração sobre uso de preservativo em 2017 circula como aula para crianças no governo Lula

Apurado pelo site Aos Fatos

Não se trata de uma aula de educação sexual para crianças nem foi gravado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um vídeo que mostra uma professora simulando como colocar um preservativo com a boca em um aluno, como fazem crer posts nas redes. A filmagem, na realidade, é de 2017 — quando Michel Temer (MDB) era presidente —, durante uma feira de Saúde na Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 260 mil curtidas no Instagram e 5.000 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (28). As peças enganosas circulam também no TikTok e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes sociais fazem crer que um vídeo que mostra uma professora que simula como colocar um preservativo em um aluno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, durante uma feira de Saúde realizada na instituição em 2017, retrata uma aula de educação sexual para crianças. Os posts falam que a aula teria acontecido no governo Lula quando, na verdade, na época, Michel Temer era o presidente do país.

A ex-estudante da Uesb, Nathielle Brasileiro, informou ao Aos Fatos, que a feira foi organizada por estudantes do quinto semestre de Enfermagem e a filmagem feita em um stand destinado a educação sexual sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Na época, Nathielle defendeu a docente e disse que ela não estava mostrando como se faz sexo oral, mas incentivando o uso do preservativo…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos