Falso: Culiacán: Este vídeo de pessoas em um necrotério não é recente, circula desde 2023

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Um vídeo que mostra os corpos de 16 homens que morreram e permanecem em um necrotério não foi gravado na última semana em Culiacán, conforme afirma uma publicação no X, antigo Twitter. 

Uma busca reversa com a ferramenta lnVID mostra que o vídeo circula desde 8 de janeiro de 2023 nas redes sociais e em páginas da web com conteúdo supostamente criado pelo crime organizado, onde se referem a integrantes do grupo criminoso “Los Chapitos liderado por”. Joaquín “El Chapo” Guzmán.

A mídia local indica que os corpos mostrados no vídeo estavam no Serviço Médico Forense de Culiacán, no contexto da segunda captura de Ovidio Guzmán, vulgo “El Ratón”, filho de Joaquín “El Chapo” Guzmán e sucessor da liderança no Cartel de Sinaloa. Sua prisão em 5 de janeiro de 2023 causou um dia violento também conhecido como “o segundo Culiacanazo” ou “Culiacanazo 2.0”. 

“Culiacán, últimos dias do ‘governo’ do #NarcoPresidenteAMLO ‘Abraços, não balas’, os resultados”, diz o vídeo que desinforma e que até agora tem mais de 18 mil curtidas, foi transmitido 5 mil vezes e tem alcance de mais de 1 milhão de visualizações no X. 

Você pode estar interessado: É falso que esta foto mostre filhos de líderes criminosos no casamento de José Ramón López Beltrán

Hoje, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) qualifica a poluição do ar como “a maior ameaça ambiental à saúde pública em todo o mundo ”, estimando que causa a morte prematura de até 7 milhões de pessoas em todo o mundo…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽