Publicação viral de Facebook alega que empresa de correios está a oferecer vagas de emprego com salários acima dos dois mil euros. É falso.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. CTT têm várias vagas de emprego com salários superiores a 2.000 euros?
Publicação viral de Facebook alega que empresa de correios está a oferecer vagas de emprego com salários acima dos dois mil euros. É falso.
Uma publicação de Facebook num grupo de ofertas de trabalho alega que os CTT abriram várias vagas, de carteiro a auxiliar de carga, com salários acima dos 2.000 euros. O autor submete também um link, onde é preciso fazer um registo, em que cada utilizador pode submeter a sua candidatura, caso esteja interessado. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Além deste link e da imagem com as várias ofertas de emprego — são, no total, doze — o autor ainda partilha uma frase inspiradora: “De nada adianta ter sonhos, se você não se empenhar em correr atrás.” Por outro lado, quando abrimos o link em questão, percebe-se que se trata de um site brasileiro (é possível identificar a referência “.br”, característica de sites da internet daquele país, da mesma forma que o “.pt” se refere a sites com origem em Portugal).
É verdade que, percorrendo o texto desse link, é proposto que sigamos para o site oficial dos CTT — mas para a secção de “Candidatura Espontânea”, que nada tem a ver com possíveis vagas de emprego que aquela empresa portuguesa de correios tenha disponíveis. Ou seja, à primeira vista, percebe-se que poderemos estar perante uma publicação falsa.
Entre outros exemplos, a imagem partilhada no post faz referência a 10 vagas disponíveis para a função de carteiro, com um salário correspondente de 2.122 euros mensais; também é possível ver que existem, de acordo com a mesma imagem, 18 vagas disponíveis para o lugar de “Motorista CE”, caso em que os candidatos podem auferir um salário de 3.051 euros mensais (o mais elevado da lista); e, ainda, 13 vagas disponíveis para as funções de “Auxiliar de limpeza”, com um salário de 2.028 euros mensais…