Falso: Críticas de Dom Paulo Garcia em vídeo viral são anteriores ao governo Lula

Apurado pelo site Lupa

Um vídeo que mostra o líder religioso Paulo Garcia criticando o governo federal circula pelas redes sociais como sendo uma gravação atual. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em agosto de 2021 durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Dom Paulo Garcia, arcebispo da Igreja Episcopal Carismática do Brasil (IECB), criticando o governo federal e ações do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha o post diz que o ministro Alexandre de Moraes teria pedido a prisão do líder religioso por causa da gravação. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

DOM PAULO GARCIA desabafa sobre situação no Brasil Igrejas católicas estão sendo perseguidas pelo atual governo Alexandre de Moraes ameaçou prender Dom Paulo Garcia por causa desse vídeo

O vídeo no qual o arcebispo Dom Paulo Garcia faz um pronunciamento sobre uma “escalada de autoritarismo nunca vista na história do país” foi gravado em agosto de 2021, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) – portanto, não tem ligação com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, não há informações na imprensa sobre uma suposta “ameaça de prisão” por parte do ministro Alexandre de Moraes contra Garcia…

Veja a apuração completa no site Lupa