Falso: Criminosos usam IA para adulterar vídeo do senador Cleitinho e aplicar golpe

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o senador Cleitinho (Republicanos-MG) tenha gravado um vídeo para avisar que o Procon obrigou as administradoras de cartões de crédito a estornar valores referentes a milhas obtidas desde 2015. O conteúdo foi manipulado por criminosos com a ajuda de inteligência artificial. Não há qualquer medida judicial nesse sentido contra as administradoras de cartão.

Os posts enganosos somavam mais de 1,6 milhão de visualizações no Facebook até a tarde desta terça-feira (3).

Posts difundem um vídeo enganoso em que o senador Cleitinho alerta sobre uma medida judicial que obrigaria administradoras de cartões de crédito a devolver aos consumidores valores arrecadados com milhas desde 2015. Mas isso é falso.

A gravação foi adulterada por criminosos com a ajuda de IA (inteligência artificial). Aos Fatos não identificou na imprensa, no site do Procon nem em tribunais qualquer medida com esse teor.

O vídeo original foi publicado em 10 de setembro, e Cleitinho cita o apoio de colegas para pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a pautar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

O Senado é responsável por processar e julgar ministros do STF quanto a crimes de responsabilidade. O processo pode resultar na perda do cargo, e a inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública. Até hoje, no entanto, nunca foi aprovado um pedido de impeachment contra ministros do STF…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos