FALSO: CPI dos Atos Golpistas: ex-diretor da PRF citou dados falsos

Apurado pelo site UOL Confere

Durante depoimento na CPMI do 8 de janeiro, o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques citou dados incorretos sobre as operações da PRF durante o segundo turno das eleições de 2022 e sobre o Nordeste. Confira a checagem:

O que se falou muito é que a PRF, no segundo turno da eleição, direcionou a sua fiscalização para o Nordeste brasileiro. Isso não é verdade. Não é verdade porque o Nordeste brasileiro é o local em que nós temos nove estados, nove superintendências, temos a maior estrutura da PRF no Brasil, a maior quantidade de unidades da PRF.

Impreciso. A PRF possui uma superintendência em cada estado (veja aqui). Como a região Nordeste é a região com mais estados (9), possui mais superintendências. No entanto, enquanto representa 1/3 das unidades da federação e 27% do eleitorado brasileiro, o Nordeste concentrou 47% das abordagens da corporação a ônibus no segundo turno da eleição, segundo relatório do Ministério da Justiça com base em dados da PRF (aqui). Os estados com mais veículos abordados em todo o país foram Alagoas (87) e Maranhão (73), de acordo com dados internos da PRF acessados pelo UOL (aqui).

O UOL Confereaplica o selo impreciso para alegações sem contexto suficiente para a compreensão correta do assunto…

Veja a apuração completa no site UOL Confere