Falso: Corte de 76% dos empregos da Petrobras no Nordeste não ocorreu no governo Lula

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que a Petrobras cortou 76% dos empregos no Nordeste no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como fazem crer posts nas redes. O percentual citado pelas peças enganosas é de um levantamento do Dieese, em parceria com a FUP (Federação Única dos Petroleiros), que aponta uma queda no número de trabalhadores da petroleira entre os anos de 2013 e 2022, período que abrange os governos Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.800 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (8).

Publicações nas redes enganam ao atribuir ao governo Lula um corte de 76% nas vagas de emprego da Petrobras no Nordeste, apontado em um levantamento do Dieese feito em parceria com a FUP, e divulgado em maio de 2023. Os dados correspondem ao período entre 2013 e 2022, durante os governos de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) — e, portanto, não tem relação com gestões de Lula.

Para o economista do Dieese/FUP, Cloviomar Cararine “o comportamento reflete o processo de privatização da Petrobrás,com a estratégia deliberada de reduzir a participação do Nordeste e focar a atuação da empresa no Sudeste, com a concentração em ativos mais rentáveis, maiores lucros e dividendos para acionistas”. O foco das atividades da petroleira no Sudeste foi confirmado pela Petrobras…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos