FALSO: Comentarista da Fox News apresenta informações falsas sobre atos golpistas em Brasília

Em programa do âncora Tucker Carlson, jornalista afirma que dois manifestantes morreram em detenção no ginásio da Polícia Federal, o que é falso

Apurado pelo site Estadão Verifica

Circula nas redes sociais um trecho do programa do âncora Tucker Carlson, da Fox News dos Estados Unidos, no qual um comentarista reproduz uma série de afirmações falsas relativas aos atos golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos três Poderes, em Brasília. No comentário, o jornalista Matthew Tyrmand diz que duas pessoas morreram durante a detenção da Polícia Federal e insinua que cenas de vandalismo foram arranjadas para incriminar “manifestantes democráticos” bolsonaristas. Nada disso é verdade.

Cerca de 1,5 mil pessoas detidas nos atos golpistas de 8 de janeiro foram levadas a uma detenção temporária em um ginásio na Academia Nacional da Polícia Federal. Como já mostrou o Estadão Verifica, não houve nenhuma morte ali durante a detenção e transporte dos suspeitos – que posteriormente foram levados para os presídios da Papuda e da Colmeia.

Em uma referência nazismo, Tyrmand classifica a detenção de “estabelecimento de campo de concentração”. O Estadão Verifica já assinalou em outra checagem que a Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudia comparações do tipo. A expressão remete a condições insalubres, violentas e degradantes de aprisionamento e a crimes massivos e sistemáticos contra a humanidade e aos horrores do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica