FALSO: Códigos digitados no celular não revelam se aparelhos estão grampeados

Apurado pelo site Estadão Verifica

Especialistas explicam que números mostrados em vídeo que viralizou servem apenas para informar se há encaminhamento de chamada ativo ou não nos telefones
O que estão compartilhando: vídeo mostra como descobrir se um aparelho celular está sendo grampeado e como desativar o grampo a partir da discagem de códigos.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. De acordo com especialistas consultados pela reportagem, os códigos *#21#, *#61# e ##002#, não mostram se um aparelho celular está sendo grampeado. Na verdade, essas combinações fazem parte de uma funcionalidade padrão do sistema de telefonia, que permite configurar funções em celulares e telefones fixos. Os códigos exibidos pelo autor do vídeo, por exemplo, servem apenas para verificar e desativar o encaminhamento de chamadas quando esta função está ativa no aparelho.

Saiba mais: O encaminhamento de chamadas é uma função que permite redirecionar ligações recebidas por um aparelho celular para outro número. Para ativar essa funcionalidade, o professor de cibersegurança do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Rodolfo Avelino explicou que a pessoa precisa ter o aparelho celular em mãos e desbloqueado. Ao contrário do que alega o conteúdo enganoso, o redirecionamento de chamadas não é efetivo para finalidades de vigilância ou até mesmo de interceptação de informações…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica