FALSO: Clip de migrantes deportados da Líbia erroneamente rotulado como ‘exército’ com destino à Itália

Apurado pelo site Reuters

Um vídeo mostrando a deportação de imigrantes principalmente egípcios pelas Forças da Líbia Oriental no início de junho de 2023 foi erroneamente classificado online como mostrando um “exército de 500.000 homens prontos para invadir a Itália”.

Exemplos de usuários compartilhando o clipe em 23 de junho com a sugestão de que os homens mostrados estavam indo da Líbia para a Itália podem ser vistos no Facebook e no Twitter .

Mas a cena no vídeo data do início de junho ou final de maio deste ano, quando as Forças do Leste da Líbia expulsaram cerca de 2.000 homens, identificados como egípcios e outros migrantes africanos, que foram encontrados vivendo ilegalmente na Líbia e foram deixados na fronteira com o Egito. .

Em 1º de junho, o mesmo vídeo foi compartilhado no TikTok com referências de legenda à Líbia em hashtags .

Não está claro quando os eventos deste vídeo ocorreram. Imagens semelhantes de uma perspectiva do outro lado da estrada foram compartilhadas no Twitter em 1º de junho pelo Migrant Rescue Watch, que se descreve como um blog sem fins lucrativos “monitorando atividades e resgates de ONGs” …

Veja a apuração completa no site Reuters