FALSO: Citação falsa de Salman Rushdie se torna viral

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O próprio Salman Rushdie esclareceu através do twitter que não declarou a citação e que é falsa.

O autor britânico Salman Rushdie lançou “Victory City, um conto épico de uma mulher do século 14 que desafia o patriarcado para governar uma cidade. O romance é baseado em um épico histórico escrito em sânscrito. O livro foi escrito antes do ataque com faca dos Estados Unidos que quase matou o autor, que nasceu na Índia. 

Os livros de Rushdie são conhecidos por seus temas religiosos controversos, e ele frequentemente é alvo de ódio online e offline. Depois que seu romance de 1988 ‘Os Versos Satânicos’ foi publicado, ele recebeu anos de ameaças de morte, incluindo uma fatwa religiosa. O autor foi esfaqueado repetidamente em 12 de agosto de 2022, na Chautauqua Institution, em Nova York, onde deveria dar uma palestra. Durante a introdução, um homem chamado Hadi Matar, de Nova Jersey, saltou para o palco e esfaqueou Rushdie, fazendo-o perder a visão de um olho.

O New Yorker   publicou um perfil de Rushdie em 6 de fevereiro, antes do lançamento de seu romance “Victory City”, no qual ele discutiu a escrita depois de sobreviver a um esfaqueamento quase fatal em 2022. 

Depois disso, uma citação anti-islâmica atribuída a Salman Rushdie apareceu nas redes sociais. Uma imagem retratando a alegada declaração ao lado de uma fotografia de Rushdie foi amplamente divulgada.

A citação diz: “A grande maioria dos muçulmanos pacíficos não importa porque fui atacado por apenas um muçulmano que seguia o Alcorão”. Continua: “Todas as religiões não são iguais porque não codificaram a morte para quem não pertence à sua religião. Em minha vida, quero alertar o mundo de que o Islã não descansará até que todas as sociedades, culturas e religiões sejam aniquiladas ou convertidas”.

Postagem no Facebook |

Descobrimos que a citação foi falsamente atribuída a Rushdie, e ele nunca disse nada semelhante em nenhuma entrevista ou declaração. Salman Rushdie abordou o assunto no Twitter. Ele citou a atribuição falsa e escreveu: “Citação falsa. Não dito por mim,”

Realizamos uma busca por palavra-chave para a citação porque ela se referia ao ataque e não encontramos resultados, confirmando que Rushdie não fez tais declarações públicas…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳