Falso: Citação de assassinato falsamente atribuída ao ex-primeiro-ministro israelense

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Alega-se que o primeiro primeiro-ministro de Israel, David Ben-Gurion, disse que o terror e o assassinato devem ser usados ​​para roubar as terras da população árabe no país.

A afirmação é falsa. A citação não está registrada na biografia de Ben-Gurion como afirmado, e especialistas em história judaica dizem que não é consistente com suas idéias e ações.

Com a guerra em Gaza continuando, a citação aparece num post do Instagram que diz “Os líderes israelenses nunca foram tímidos quanto à sua intenção de erradicar e aniquilar a população indígena palestina para abrir caminho a um Estado ‘somente para judeus’”.

A postagem (arquivada aqui ) exibe uma foto de Ben-Gurion sobreposta à citação: “Devemos usar o terror, o assassinato e a intimidação. Devemos roubar as suas terras e eliminar todos os serviços sociais para libertar Israel da sua população árabe”.

A citação é retirada de uma biografia escrita por Michael Ben Zohar , dizendo que fazia parte de um discurso que Ben-Gurion fez aos oficiais israelenses em 1948.

AAP FactCheck obteve uma cópia digital do livro Ben-Gurion: A Biography de Michael Bar-Zohar ( publicado originalmente em hebraico em 1975 ) e procurou a citação. Não aparece no texto…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺