Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Este meio publicou um cheque no qual classificou aquela frase como falsa. Para isso, baseou-se na metodologia recomendada por especialistas: comparar a evolução dos preços com a renda. Desde que Massa assumiu o cargo, em agosto de 2022, nenhum desses indicadores apresenta queda como a indicada por Milei. O candidato libertário esclareceu no LN+ que fez seu cálculo levando o dólar azul, algo que não disse durante o debate. Mas, mesmo que seja utilizada a metodologia indicada por Milei, a queda não coincide com o que disse o presidenciável. Portanto, sua afirmação é falsa.
Em entrevista ao La Nación+, o candidato presidencial do La Libertad Avanza referiu-se a uma nota publicada pelo Chequeado sobre uma declaração que fez durante o debate do segundo turno com Sergio Massa (Unión por la Patria): “Com você como ministro da Economia, a renda caiu em 33%.”
Este meio publicou um cheque no qual classificou aquela frase como falsa. Para isso, baseou-se na metodologia recomendada por especialistas: comparar a evolução dos preços com a renda para saber se os salários ganharam ou perderam poder de compra frente à inflação. Desde que Massa assumiu o cargo, em agosto de 2022, nenhum desses indicadores apresenta queda como a indicada por Milei.
O candidato libertário esclareceu no LN+ que fez o seu cálculo tomando a evolução dos salários em dólares medidos no dólar azul, algo que não disse durante o debate. Mas, mesmo que seja utilizada a metodologia indicada por Milei, a queda não coincide com o que disse o presidenciável. Portanto, sua afirmação é falsa.
En una entrevista en La Nación+ , el candidato presidencial de La Libertad Avanza, Javier Milei , se refirió a una nota publicada por Chequeado sobre una afirmación que él hizo durante el debate por el balotaje realizado el domingo último en la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires. Lá, o candidato se dirigiu ao adversário Sergio Massa (Unión por la Patria) e disse: “Você sabe qual é o seu problema? “Que você explodiu nossa renda, com você como Ministro da Economia nossa renda caiu 33%.”
Este meio de comunicação publicou um artigo no qual qualificava essa frase como falsa no âmbito do nosso live check (onde os candidatos são consultados sobre a origem dos seus dados antes do debate ). Para isso, baseou-se na metodologia padrão recomendada por especialistas: comparar a evolução dos preços com a renda para saber se os salários ganharam ou perderam poder de compra frente à inflação. Desde a posse de Massa, em agosto de 2022, nenhum desses indicadores apresenta queda como a indicada por Milei . Esse número também não é alcançado se for analisada a gestão completa da Frente de Todos, entre dezembro de 2019 e hoje.
A Remuneração Média Tributável dos Trabalhadores Fixos (RIPTE), que mede os salários privados registrados, mostra queda de 4,2% desde a chegada de Massa à pasta da Economia, e para o Índice de Variação Salarial, do INDEC – que inclui funcionários públicos inscritos e não registrados e salários privados -, a queda foi de 1,98%. A nota também incluiu outras medidas que também não corroboram o que Milei disse…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷