Falso: Checamos o debate da Band entre os pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro

Apurado pelo site Aos Fatos

O debate da Band ocorrido na noite da última quinta-feira (8) marca o primeiro embate entre os cinco principais postulantes à Prefeitura do Rio de Janeiro. Participaram do evento o prefeito Eduardo Paes (PSD), líder das pesquisas de opinião, os deputados federais Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP) e o deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil).

Aos Fatos transcreveu o debate por meio da ferramenta Escriba e analisou as declarações de cada um dos pré-candidatos. Veja abaixo o que checamos:

Paes faz referência a um monitoramento do g1 sobre suas promessas de campanha que já havia citado em outras ocasiões. O prefeito, no entanto, distorce os dados apresentados pelo veículo, que mostram que foram cumpridos integralmente apenas 23 das 47 promessas da campanha de 2020 — ou seja, 48,94%, e não 90% do total. Por isso, a declaração é FALSA.

O monitoramento também aponta que 18 promessas foram parcialmente cumpridas até o momento, o que representa 38,3% do total. Somando as duas categorias, o percentual chega a 87,24%, valor próximo ao citado pelo prefeito.

Entre as promessas cumpridas estão a diminuição do IPTU, a expansão da educação em tempo integral para 100 mil alunos e a restauração de linhas de ônibus abandonadas. Foram consideradas parcialmente cumpridas promessas como a de ofertar 3.000 novas vagas em centros de acolhimento e de reduzir crimes em 20% até 2023 (o percentual ficou em 17,48%)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos