Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral alega que Volodymir Zelensky tem um cartaz na catedral de Milão. É falso.
Fact Check. Cartaz de Zelensky a inalar notas foi instalado à frente da catedral de Milão?
Publicação viral alega que Volodymir Zelensky tem um cartaz na catedral de Milão. É falso.
Uma publicação viral do passado dia 8 de abril foi partilhada no Facebook, onde se vê um suposto outdoor de Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, colado em frente à catedral de Milão e em que o líder ucraniano inala notas, umas atrás das outras — a mensagem subliminar é a de que, a coberto da guerra que decorre da invasão russa, Kiev está a ‘consumir’ os recursos do Ocidente, as “doações” de países como a Itália, entre muitos outros. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
De facto, no vídeo em questão, é possível ver alguém não identificado a colocar uma nota no nariz de Zelensky, num outdoor ao pé da catedral de Milão. Ainda assim, não existe nenhuma informação, fonte ou notícia que comprove que estamos, por um lado, perante uma imagem fidedigna; e, depois, que a imagem é referente àquele exato local, numa das principais cidades de Itália. Esse outdoor terá sido feito para enviar doações diretamente para a Ucrânia, algo que também não é possível confirmar analisando apenas a publicação viral.
Fazendo uma pesquisa no Google Maps, e se localizarmos o sítio exato onde estaria o suposto outdoor, percebe-se que não existe, atualmente, nenhuma imagem alusiva a Zelensky. As mesmas imagens foram verificadas por outros fact-checkers internacionais como a AFP, que também desmentiu esta publicação, ao não ter conseguido encontrar as imagens em questão. Também não existe qualquer prova, do lado dos responsáveis pela catedral de Milão, que indiciem que aquele outdoor foi ali colocado no passado mês de abril.
Não existe, de resto, qualquer registo público do suposto cartaz em que Zelensky inala notas à porta da catedral de Milão — a não ser os vários artigos de verificação de informações falsas que chegam à mesma conclusão: o outdoor não é verdadeiro…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹