Falso: Cantiga infantil ‘Rock-a-Bye Baby’ originada da tribo Muskogee?

Apurado pelo site Snopes

No início de junho de 2024, uma postagem se tornou viral no Facebook, supostamente explicando a origem do que chamava de canção infantil favorita da América, “Rock-a-bye Baby”.

(Usuário do Facebook Johnny D Baptist)

A postagem era copypasta – texto destinado a ser copiado, colado e compartilhado online. A afirmação se espalhou em plataformas de mídia social como Facebook , LinkedIn , Quora , Instagram , X  e TikTok .

O copypasta afirmava que Effie Crockett, irmã mais velha de Davy Crockett, aprendeu sobre a prática da tribo nativa americana Muskogee de embalar bebês em bétulas para protegê-los de insetos, do sol e de animais selvagens. Inspirada pela visão e pela música de uma mãe Muskogee, conta a história, ela traduziu e compartilhou a canção de ninar, que mais tarde se tornou “Rock-a-bye Baby”.

Em suma, porque não encontramos nenhuma evidência demonstrável para apoiar a afirmação de que “Rock-a-bye Baby” se originou da prática da tribo Muskogee de embalar bebês em bétulas, e o copypasta provavelmente se originou como um boato infundado, nós o classificamos como “Infundado.”

O copypasta viral que se espalhou nas redes sociais dizia:..

Veja a apuração completa no site Snopes