FALSO: Canal da transposição na Paraíba está com vazão reduzida devido a obra em reservatório

Fluxo foi interrompido no trecho Caiçara para evitar que reservatório Engenheiro Avidos, que passa por reparos, transborde e inunde plantações de ribeirinhos

Apurado pelo site Estadão Verifica

É enganoso um vídeo que compara o volume de água da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba em dois momentos distintos. O autor fez duas gravações no mesmo local na região de São José de Piranhas: agosto de 2022, com fluxo de água corrente, e 31 de março de 2023, com vazão menor. Ele diz que no ano passado “a água corria em abundância”, mas que, em 31 de março deste ano, no governo Lula, “a água sumiu”. As imagens foram feitas no trecho da Transposição que leva água até o reservatório Engenheiro Avidos. O reservatório está com capacidade reduzida para a realização de obras de reparo, de acordo com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). O fluxo de água da Transposição no local foi realmente interrompido, em 29 de março, para evitar o seu transbordamento.

O presidente da Comissão de Alocação de Recursos Hídricos São Gonçalo/Avidos, Valdeci Rodrigues de Araújo Filho, alega que a obra no que se chama comporta de fundo se iniciou na gestão passada. “Para o conserto dessa comporta, foi feita uma obra provisória chamada ensecadeira, para reter a água, e foi reduzida a capacidade do reservatório em mais da metade, chegando a 38%.”

A Comissão diz que não há falta de água na região da Paraíba beneficiada pela Transposição, e sim excesso dela. Nos últimos dias deu-se início ao período chuvoso conhecido como quadra invernosa, que deve seguir até meados de abril…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica