Apurado pelo site UOL Confere
É falso o vídeo de uma suposta campanha para arrecadar dinheiro para o tratamento de uma menina chamada Maria Eduarda, que teria uma rara doença de pele. Trata-se de um golpe.
As publicações enganosas utilizam um vídeo manipulado por inteligência artificial do bispo Bruno Leonardo para convencer as pessoas de que a campanha é verdadeira. Também com o auxílio de ferramentas de alteração digital, a menina pede ajuda falando em português.
Postagens em outros idiomas mostram a mesma menina exibida nas peças desinformativas, mas identificando-a como Lily. Nestes posts, ela fala em inglês.
O que diz o post
“A história da Maria Eduarda me emocionou. Uma garotinha tão nova e tão guerreira e que já passou por tantos desafios. Nenhuma criança deveria passar por uma situação como essa. Ela precisa da nossa ajuda urgente”, diz a fala atribuída ao bispo, que “pede” doações para a família de Maria Eduarda e “orienta” a clicar no link contido na postagem.
O comentário da publicação afirma que a criança teria uma doença rara na pele chamada epidermólise bolhosa e reforça o pedido de ajuda: “Ela precisa de remédios para dor diariamente — sem eles, não consegue suportar o sofrimento. Sua doação vai ajudar a garantir que Maria nunca fique sem os remédios que aliviam suas dores”…
Veja a apuração completa no site UOL Confere