Falso: Câmara não aprovou fim das autoescolas

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei da ex-senadora Kátia Abreu (PP-TO) para extinguir as autoescolas do país. As peças de desinformação distorcem o conteúdo do PL 6.485/2019, apresentado por Abreu, e mentem ao afirmar que ele foi levado à Câmara por iniciativa do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). A proposta, que não determinava o fim das autoescolas, foi arquivada em 2022, ao fim do mandato da senadora.

As publicações enganosas acumulavam 3,1 milhões de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (5). O vídeo desinformativo também circula no Kwai e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações nas redes mentem ao alegar que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que acaba com as autoescolas no país. A proposta citada pelas peças de desinformação é o PL 6.485/2019, da ex-senadora Kátia Abreu. A proposta, que não determinava o fim dos cursos de formação de condutores, foi arquivada em 2022, ao fim do mandato da parlamentar.

O objetivo do projeto era alterar o Código de Trânsito para acabar com a obrigação de comparecimento a aulas teóricas e práticas no processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em contrapartida, os Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) adotariam normas mais rigorosas para a aprovação dos futuros condutores. Não há no texto do projeto nenhuma menção ao fim das autoescolas…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos