Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Uma montagem mostrando o ex-presidente Barack Obama concedendo a Medalha Presidencial da Liberdade a americanos de alto perfil está circulando nas mídias sociais com uma descrição que diminui o mérito dos destinatários: “Todos estavam nos registros de voo de Epstein”.
Entre as pessoas retratadas no vídeo que receberam as prestigiosas medalhas em homenagem a civis notáveis: os atores Robert DeNiro, Tom Hanks e Meryl Streep; filantropo Bill Gates; as apresentadoras de talk shows Ellen DeGeneres e Oprah Winfrey; a cantora Barbra Streisand; e o diretor de televisão e cinema Steven Spielberg.
Uma postagem no Instagram compartilhando o vídeo foi sinalizada como parte dos esforços do Facebook para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)
Já verificamos a alegação de que Hanks apareceu nos registros de voo do financista e criminoso sexual Jeffrey Epstein, que foi acusado de comandar uma quadrilha de tráfico sexual antes de morrer na prisão em 2019. Isso é falso…