Falso: Brigitte Macron, Michelle Obama e Kamala Harris não são mulheres trans

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que a primeira-dama da França, Brigitte Macron, a ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e a candidata à presidência dos EUA, Kamala Haris, sejam mulheres trans, como afirmam publicações nas redes sociais embasadas em um podcast de teorias conspiratórias.

Os conteúdos de teor transfóbico circulam em vários países e já foram desmentidos antes. Além disso, fotos de infância provam o contrário.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

O homem afirma ainda que as três mulheres teriam nascido homem e que Brigitte Macron teria perdido um processo na Justiça sobre o tema: “Ela teve que reconhecer que ela é homem, tanto que ela operou a próstata”.

Fotos de infância desmentem publicação. Segundo o homem do vídeo desinformativo, a candidata à presidência dos EUA teria nascido um homem britânico de nome Kamal Arouche. Mas há fotos de Kamala Harris criança, que provam o contrário (aqui, em inglës). O mesmo se aplica a Michelle Obama, que já compartilhou fotos suas de quando era criança nas redes sociais. A filha de Brigitte Macron também postou no Instagram uma foto da mãe criança (aqui, em francês)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere