Falso: Bolsonaro usou sonda nasal falsa?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Publicações feitas nas redes sociais alegam que Jair Bolsonaro, que está internado em Brasília, usou uma sonda nasal falsa para simular ter sido submetido a uma cirurgia. Não é verdade.
Publicações feitas nas redes sociais alegam que Jair Bolsonaro, que está internado em Brasília, usou uma sonda nasal falsa para simular ter sido submetido a uma cirurgia. Não é verdade.

Jair Bolsonaro foi hospitalizado de urgência a 11 de abril depois de sentir fortes dores abdominais durante uma viagem ao Rio Grande do Norte. Dois dias depois, o antigo Presidente do Brasil foi submetido a uma cirurgia intestinal em Brasília. A partir daí, começaram a surgir nas redes sociais rumores de que o político brasileiro, de 70 anos, estaria a utilizar uma sonda nasal falsa para simular ter sido operado.

“De novo? Esqueceram de colocar a sonda por dentro do nariz do mito. Quem ainda cai nesse golpe?”, lê-se na legenda das publicações que têm sido feitas ao longo dos últimos dias e que alegam que esta não é a primeira vez que Bolsonaro simula usar uma sonda enquanto está internado. O ex-líder brasileiro tem tido problemas digestivos recorrentes desde 2018, quando foi esfaqueado em plena campanha para as presidenciais, pelo que tem sido submetido a várias cirurgias.

A imagem que tem sido partilhada com as publicações feitas no Facebook ao longo dos últimos dias mostra Jair Bolsonaro, que está deitado na cama do hospital, em primeiríssimo plano. A fotografia original, num ângulo mais afastado (que não mostra apenas o rosto), foi publicada a 15 de abril no Instagram do político, que agradeceu “ao povo brasileiro pela fé e pelas orações” e à mulher, aos filhos, à família, aos amigos e aos profissionais de saúde pelo apoio, feito “com carinho e dedicação”. O ex-presidente brasileiro disse ainda estar “concentrado no processo de recuperação” e mostrou-se “imensamente grato a Deus” por “mais um milagre”. “Vamos superar mais este desafio, um dia de cada vez”, concluiu…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹