Falso: Bolsonaro não recebeu doações por Pix de 88 milhões de CPFs diferentes

Apurado pelo site Estadão Verifica

Postagens confundem doações de campanha com ‘vaquinha’ para ex-presidente
O que estão compartilhando: que 88 milhões de pessoas fizeram doações por Pix ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em “vaquinha” virtual. Isso indicaria que houve fraude nas urnas, já que o número é maior do que o total de votos recebidos por ele em 2022 – 58,2 milhões no segundo turno.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Publicações no Facebook e no TikTok afirmam que o ex-presidente recebeu doações de 88 milhões de CPFs em campanha iniciada no mês passado por aliados para ajudar a pagar multas de ações judiciais. O número citado aparece no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados se referem a doações para a campanha eleitoral de 2022, e não para a “vaquinha” criada no mês passado por aliados de Bolsonaro.

Além disso, o site do TSE não diz que Bolsonaro recebeu doações de 88 milhões de CPFs, e sim que as contribuições de pessoas físicas para a campanha somaram R$ 88.115.745,15, o que corresponde a 70,5% do total de recursos recebidos. O Estadão Verifica já mostrou que é falso que o total arrecadado – R$ 125 milhões – seja de doações para a “vaquinha”…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica