Falso: Bolsonaro não fez live pedindo apoio a Pablo Marçal

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é recente e nem mostra um pedido de apoio à candidatura de Pablo Marçal (PRTB) o vídeo em que o ex-coach aparece ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na transmissão compartilhada pelos posts enganosos, que foi ao ar em outubro de 2022, Marçal convoca os apoiadores do ex-presidente a auxiliarem sua campanha pela reeleição. O candidato que Bolsonaro apoia é o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), não Marçal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10 mil visualizações no Kwai e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (28).

Posts nas redes têm compartilhado fora de contexto uma live de 2022 para sugerir que Bolsonaro teria declarado apoio à candidatura de Marçal para a Prefeitura de São Paulo. No vídeo, que foi ao ar em 13 de outubro daquele ano, o ex-coach oferece um treinamento digital à militância de Bolsonaro para angariar os votos de indecisos no segundo turno da eleição presidencial.

Para a eleição municipal deste ano, Bolsonaro tem reiteradamente declarado apoio a Ricardo Nunes, atual prefeito da capital paulista e candidato à reeleição. Em entrevista recente, o ex-presidente disse que “falta caráter” a Marçal.

Também citado pelas peças de desinformação, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse, na última quinta-feira (22), que “não se envolverá” no primeiro turno da disputa em São Paulo. No entanto, o parlamentar ressaltou que, caso Guilherme Boulos (PSOL) chegue ao segundo turno, apoiará quem quer que seja o outro candidato.

..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos