Apurado pelo site Lupa
Post que circula nas redes sociais questiona o motivo de o Bolsa Família ter recebido o dobro de reajuste em relação à aposentadoria. A postagem também informa que os beneficiários do programa de distribuição de renda não trabalham. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Reajuste das aposentadorias. Eu só gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o bolsa família, onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos aposentados que trabalharam a vida toda SOMOS mais de trinta milhões de aposentados! Não podemos admitir que distribuam o nosso dinheiro a quem nunca trabalhou; (esta é a lei?!). Se você repassar para somente 2 amigos nas primeiras horas, em 28 horas toda a população brasileira de aposentados vai tomar conhecimento deste ABSURDO.”
O valor da aposentadoria para quem recebe um salário mínimo aumentou, no início deste ano, de R$ 1.320 para R$ 1.412 – um reajuste de 6,97%. Para quem recebe acima do piso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o reajuste teve como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que em 2023 foi de 3,71%. Já o Bolsa Família, até o momento, não recebeu reajuste este ano…
Veja a apuração completa no site Lupa