Falso: Boatos sobre a morte de Celine Dion revisitam notícias antigas de saúde de forma enganosa

Apurado pelo site Snopes

No final de julho de 2023, os usuários online estavam procurando por “notícias de última hora” em relação aos rumores do Facebook sobre a saúde da cantora de renome mundial Celine Dion, inclusive para descobrir se ela estava morta. No entanto, como alguns desses usuários provavelmente começaram a reconhecer, o boato nada mais era do que uma aparente farsa.

Nesta história, apresentamos nossas descobertas no que parecia ser um esforço concentrado em várias páginas estranhas do Facebook para obter receita de publicidade com base em alegações enganosas que direcionavam os usuários a artigos com notícias antigas. Também veremos a realidade do estado de saúde de Dion, incluindo o fato de ela ter anunciado em dezembro de 2022 que foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida.

A partir de 29 de julho, várias páginas estranhas do Facebook publicaram postagens que poderiam ser facilmente entendidas como um anúncio da morte de Dion ou uma indicação de que havia novos desenvolvimentos sobre sua saúde pessoal.

Todas as postagens diziam: “O fim de uma lenda. Orações necessárias para Celine Dion. Verifique os comentários.” Aqui está um dos muitos exemplos:

Abaixo dessas estranhas postagens do Facebook, encontramos comentários fixados por criadores de páginas que continham links para sites obscuros.

Um desses links levava a um artigo no  animalzlover.com  ou  no pets-welovedogs.com , que dizia: “A condição de Celine Dion continua a se deteriorar – ela cancela toda a sua turnê mundial”.

Em outro post, um link nos comentários mostrava uma manchete para  mamasuncut.com . Dizia: “Celine Dion fica vulnerável, fala sobre problemas de saúde dolorosos e debilitantes”.

Em dois outros links que vimos nos comentários de várias postagens, uma manchete do secretlifeofmom.com dizia: “Céline Dion revela diagnóstico com doença neurológica rara chamada síndrome da pessoa rígida”, enquanto uma manchete diferente do  techmonext.com  dizia: “Notícia triste : Celine Dion compartilha confirmação sincera hoje.”

Em outras palavras, houve um esforço organizado de um ou vários criadores em várias páginas do Facebook, tudo nos mesmos três dias de 29 a 31 de julho, para publicar notícias sobre a saúde de Dion, inclusive insinuando que ela estava morta ou prestes a morrer. O objetivo desse esforço das páginas do Facebook parecia ser levar os usuários a visualizar anúncios nos sites, o que significava receita.

Veja a apuração completa no site Snopes