Não é verdade que chegada de ‘patriotas’ ocorreu mais de uma hora depois das cenas de vandalismo; manifestantes bolsonaristas foram gravados, identificados e presos pela Polícia Federal
Apurado pelo site Estadão Verifica
Vídeo em circulação nas redes sociais engana sobre o horário do ataque golpista em Brasília, no dia 8 de janeiro, para espalhar a tese infundada de que os atos de vandalismo teriam sido praticados por “infiltrados”, e não por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Um influenciador de direita espalha a versão de que pessoas destruíram o patrimônio público uma hora e meia antes da chegada dos “patriotas” ao Palácio do Planalto.
Além de ignorar o fato de que diversos manifestantes foram identificados e presos, a peça de desinformação utiliza imagens exibidas pela CNN Brasil que apenas evidenciam que os danos foram causados por extremistas com roupas e adereços que remetem ao bolsonarismo. Não há indícios de que essas pessoas estivessem antes do ataque no local, nem que tenham acessado as instalações com ajuda de autoridades ligadas ao atual governo.
O relatório da intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal mostra que os golpistas furaram o bloqueio policial da Praça dos Três Poderes às 14h43min, conforme atestam imagens captadas por câmeras de segurança. Todas as cenas do ataque ao Palácio do Planalto que aparecem no vídeo do influenciador ocorreram após as 15h26min – ou seja, houve tempo mais do que suficiente para a chegada dos extremistas ao prédio…